Onicocriptose

Onicocriptose que significa “unha encripta” (escondido) é o nome científico conhecido popularmente como unha encravada.


Nos casos simples pode ser causado por alteração na curvatura da lâmina ungueal.


Há casos em que devido a pressão da unha forma-se uma calosidade no sulco ungueal, com presença de núcleo (onicofose). É muito comum esse processo ser confundido com unha encravada, mas nesse caso retira-se a calosidade sem precisar cortar a unha.


Nos casos mais graves em geral a presença de espícula (pedaço de unha) penetrando na prega ungueal levando a um quadro de infecção com formação de granuloma piogênico (carne esponjosa). 


São causadas por pressão de calçados apertados ou de bico fino, excesso de peso ou uma forma  incorreta de cortar as unhas.


Esse incômodo pode ser resolvido com um tratamento pelo podólogo à base de um corte de unha adequado, utilizando instrumentos cortantes esterilizados e descartáveis. Não é usado anestésico injetável, mas o podólogo faz uso de emolientes e técnicas especializadas que diminuem o risco de dor.


Após o procedimento de retirada da espícula é feito curativos até a total cicatrização. É necessário um acompanhamento do crescimento da lâmina ungueal até a borda livre para que não volte a encravar.


Pdga Cinthia Belo
Instituto do Pé
(42) 3622-3552