Calçados Adequados

O calçado criado para proteger os pés, na maioria das vezes é um meio de agressão, portanto, a escolha do calçado é o primeiro passo para se ter pés saudáveis. A maioria das pessoas passam anos usando a numeração errada sem perceber. O ideal é que o sapato seja de meio a um ponto acima do tamanho justo do pé.


Comprar sapatos no fim da tarde também ajuda na escolha certa, pois nesse horário os pés podem estar inchados, outra dica é sempre comprar o calçado pelo conforto e não pelo número, pois com o passar dos anos nossos pés aumentam de tamanho devido uma mudança na curvatura (arcos dos pés) deixando-os mais compridos e largos.


Existem também calçados especiais com caixa alta e palmilhas anti-stress, ideais para homens usarem no dia-a-dia.


As mulheres devem evitar os sapatos de bico-fino, salto alto e estreitos, uma tríade que causa muitas patologia nos pés.


No caso das crianças, ao nascer, seus pés não possuem especialização, mas vão atingindo uma atitude postural a medida que recebem estímulos, ou seja, quando começam receber uma descarga de peso dos segmentos superiores devido a ação da força de gravidade, portanto, o uso de calçados confortáveis é fundamental para não interferir na forma que o pé adquire com a maturidade do segmento.


Em especial os diabéticos precisam dar total atenção na compra dos calçados que devem possuir caixa alta, palmilhas anti-impacto com solado especial e não devem ter costuras, já existem no mercado sapatos especiais para diabéticos (foto).


Pdga Cinthia Belo


Instituto do Pé


(42) 3622-3552