Podologia

É a ciência que estuda os pés, um ramo auxiliar da medicina. O termo origina-se do grego Podos= pés, e Logos= tratado, estudo, conhecimento.

Desde 1957 a profissão começou a ser considerada como ATIVIDADE AFINS DA MEDICINA. A nível de ministério do trabalho, através da CBO - Classificação Brasileira de Ocupação, o Podólogo: se enquadra na família ocupacional 3221 (medicina alternativa).

Descrição: Prognosticam e tratam as patologias superficiais dos pés e deformidades podais utilizando-se de instrumental pérfuro-cortante, medicamento de uso tópico, órteses e próteses. Atuam na área de saúde e serviços sociais.

O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio, com estudo técnico-científico em Podologia, aprofundado em anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés.

O serviço podológico é gerador de resíduos biológicos, tais como lâminas descartáveis e luvas de procedimentos que são poluentes, tais resíduos são devidamente recolhidos pelo serviço de LIXO HOSPITALAR.

A biossegurança na podologia faz parte da medicina profilática que se ocupa em preservar o controle da Infecção Cruzada, por isso o uso de produtos descartáveis e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são fundamentais nos tratamentos podológicos.

Tratamentos Podológicos:
n Onicocriptose
n Calos e calosidades
n Ressecamento da pele
n Fissuras
n Verrugas
n Onicomicose
n Onicogrifose
n Pés diabéticos

Pdga Cinthia Belo


Instituto do Pé


(42) 3622-3552